Endocrinologia

As glândulas endócrinas são responsáveis pelo bom funcionamento do organismo dos nossos pets. Quando apresentam alguma alteração, os pets podem exibir sinais visíveis como ganho ou perda excessiva de peso, aumento da ingestão de água, aumento da produção de urina, fadiga e cansaço, além de sinais imperceptíveis como aumento na pressão arterial, por exemplo.

As endocrinopatias mais frequentes em cães são o hipotireoidismo, a obesidade e o diabetes mellitus. Já nos gatos, as doenças mais comuns são o hipertireoidismo, o diabetes mellitus e a obesidade.

Diagnósticos

Em geral o diagnóstico das doenças endócrinas são obtidos pelo exame clínico apoiado por exames de sangue e urina. Exames de imagem completam o quadro quando necessárias.

Caroline Gonçalves

Médica veterinária, graduada pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ-USP). Associada da Associação Brasileira de Endocrinologia Veterinária (ABEV). Cursou Residência na área de Clínica e Cirurgia de Pequenos Animais pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ-USP). Pós Graduação Lato senso em Endocrinologia e Metabologia de Pequenos Animais – Anclivepa.

Marque um horário para atendimento pelo telefone (11) 5574-6761 ou envie sua mensagem através do nosso Fale conosco do site.